O senador Jayme Campos (União) foi reconduzido, nesta terça-feira (28), para ocupar a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.
Ele aceitou o convite para o cargo e foi eleito por aclamação.
O colegiado terá como vice o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
A reunião foi, inicialmente, presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).
A experiência política foi um das qualidades destacadas pelos senadores ao se referirem ao senador de Mato Grosso para o cargo, que ele havia ocupado entre 2019 e 2021.
Jayme Campos exerce o segundo mandato de senador da República.
“No exercício da política, sou daqueles que acreditam no poder da palavra, no diálogo e na busca do entendimento possível” , disse o senador, ao tomar posse.
Ele também reafirmou a responsabilidade de manter o compromisso de “zelar pela observância dos preceitos éticos e garantir a dignidade do mandato parlamentar”.
O seu primeiro mandato na presidência do Conselho de Ética se encerrou em 24 de setembro de 2021.
Jayme lembrou que, em virtude da pandemia e, por força do Ato do Presidente nº 02, o conselho ficou impossibilitado, formalmente, de realizar reuniões presenciais.
“Agora, temos totais condições de retomar as atividades de forma plena”, afirmou.
O senador destacou ainda que, no exercício da presidência do Conselho de Ética, “não haverá atos de revanchismo ou decisões açodadas”.
Se dizendo legalista, e]e se comprometeu a “seguir rigorosamente o devido processo legal”, tomando como base o Regimento Interno do Senado, o Código de Ética e a Constituição.
Acesso 29/03/23 , Disponível em DiariodeCuiabá.com.br