Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 em uma cidadezinha do Mato Grosso chamada Mimoso, atual Santo Antônio do Leverger. Muito tempo depois, após ir para o Rio de Janeiro e seguir carreira militar, passou a ser conhecido, e muito, como Marechal Rondon. Dedicou a vida a cuidar dos índios, a explorar terras, melhorando sua comunicação através de linhas telegráficas, e a fazer o bem. Por isso, recebeu inúmeras homenagens, dentre elas, a mudança do nome do Estado Guaporé para Rondônia e indicação para o Prêmio Nobel da Paz.
Para mostrar isso mais claramente àqueles que não conhecem a fundo a história do sertanista e militar, foi erguida uma estrutura metálica circular sobre as águas de uma baía da cidade onde nasceu o Marechal. É lá que está localizado o Memorial que, ainda em obras, contará a trajetória de Cândido Rondon.
A cidade de Santo Antonio do Leverger possui esse nome por conta da mistura do nome do Almirante francês Augusto Leverger, presidente da antiga Província de Mato Grosso, e com o de uma imagem de Santo Antônio deixada por expedições paulistas que percorriam as minas de ouro de Cuiabá. Distante 27 quilômetros da capital, faz divisa com diversos municípios, entre eles a Chapada dos Guimarães. Lá, o maior atrativo é o parque de mesmo nome, que possui atrações como o Mirante do Véu de Noiva; o Circuito das Cachoeiras; a Casa de Pedra, gruta arenítica esculpida pelo Rio Independência; e o Morro de São Jerônimo, um dos mais altos do local, com cerca de 800 metros de altitude. A visitação do parque está sendo reestruturada para garantir a todos uma experiência segura, agradável e de baixo impacto ambiental.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger