Políticos de Mato Grosso utilizaram as redes sociais para prestar condolências ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que nesta sexta-feira (19) encontrou sua filha Raquel Cattani, de 26 anos, morta no Assentamento Pontal do Marape, em Nova Mutum(241 km de Cuiabá).
Ao contrário das primeiras informações que circularam nas redes e em sites, a morte da empresária não foi causada por tiros mas, possivelmente, por uma arma branca, como uma faca. O corpo de Raquel foi encontrado dentro de um dos quartos da residência. A casa também apresentava sinais de violência – uma televisão foi encontrada quebrada, e uma motocicleta e um celular da vítima foram levados do local.
O ex-marido da vítima, o produtor rural Romero Xavier, mesmo suspeito do crime, vem revelando sua inocência à polícia, inclusive, se colocando à disposição para contribuir com a investigação.
Nesta sexta, vários políticos mato-grossenses lamentaram a morte e se solidarizaram com o deputado Cattani. Até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a perda do deputado, ao postar um storie pedindo ‘que Deus conforte o coração do deputado Gilberto Cattani neste momento’.
Em Mato Grosso, dentre os muitos políticos que lamentaram a perda de Cattani estão o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes prestam condolências a Cattani e sua família pela perda. “Recebemos a notícia da morte da filha do nosso amigo Cattani e imediatamente determinei que nossas forças de segurança atuem para esclarecer o que ocorreu. Uma morte chocante, ainda mais para um pai. Eu e Virginia estamos em oração para que Deus possa dar forças e conforto ao deputado e toda sua família”, lamentou o governador.
Igualmente, o senador Wellington Fagundes (PL) prestou homenagens e pediu a Deus força aos familiares. “É com grande tristeza que recebo o falecimento da nossa querida Raquel Cattani, que Deus possa confortar o coração de todos que estão sofrendo com essa trágica perda”, disse Fagundes.
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho(UB) e o primeiro-secretário da Assembleia, Max Russi (PSB), pediram justiça e lamentaram a perda de Cattani. Para Botelho, que junto com Russi e Janaina Riva(MDB), já estão em Nova Mutum para prestar apoio à familia, é muito difícil o que falar diante de tamanha perda, desejando os mais sinceros sentimentos e solidariedade à familiares e amigos de Raquel. Ainda pedindo que Deus console o coração de toda a família enlutada.
Igualmente, Russi, se comoveu com a tragédia, apontando suas condolências à família. “A perda de um ente querido em circunstâncias tão dolorosas é um golpe insuportável, e nossos corações estão verdadeiramente entristecidos por essa terrível tragédia. Neste momento de luto e dor, nossos pensamentos e orações estão com você e toda a sua família. Que a justiça seja feita e que encontremos força na solidariedade mútua para enfrentar esse momento tão difícil”
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) disse que a partida da jovem, obviamente, trouxe uma “dor indescritível” à família. “Com profunda tristeza e solidariedade, recebemos a notícia devastadora do falecimento da filha do nosso colega Deputado Gilberto Cattani. Nossos corações estão pesados com a dor e o luto que ele e sua família estão enfrentando. Perder um filho é uma dor indescritível, um vazio que palavras não conseguem preencher. Os filhos são nossos maiores tesouros, e a perda de um deles deixa uma cicatriz eterna em nossas almas”, escreveu.
Mulheres se indignam
A deputada federal e presidente municipal do União Brasil, em Cuiabá, Gisela Simona se mostrou consternada com o crime e pede resposta rápida à Segurança Pública.
“É como imenso pesar que recebi nesta sexta-feira a notícia da morte da Raquel Cattani. Estou consternada com esse crime brutal ao qual precisa ser dada uma resposta rápida pela Segurança Pública. Raquel era uma mulher inteligente, talentosa, educada e muito trabalhadora. Tinha um futuro brilhante pela frente e não merecia acabar sua vida desta forma. Mesmo jovem se tornou uma produtora de queijos premiada internacionalmente pela qualidade do que produzia. Peço a Deus que conforte e dê muita força aos amigos Gilberto Cattani e Sandra, essa é uma dor que mãe e pai nenhum no mundo deveriam sentir. Meus mais profundos sentimentos”, disse Gisela Simona.
A deputada federal Coronel Fernanda (PL) pediu a Deus que conforte a família. “Rezo para que Deus conforte os amigos e familiares de Raquel neste momento tão difícil”, disse Fernanda.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), relembrou a trajetória de Raquel e pediu resposta ao órgãos de segurança.
“Campeã. É assim que sempre lembraremos de você! Uma menina linda, inteligente, talentosa, educada, que teria um futuro brilhante pela frente e não merecia acabar sua vida dessa forma. Raquel tinha um brilho que ninguém jamais irá apagar, mesmo jovem se tornou uma produtora rural premiada internacional pelo seu trabalho e por sua garra. Peço a Deus que dê muita força aos amigos Cattani e Sandra, essa é uma dor que mãe e pai nenhum no mundo deveria sentir. Vá em paz Raquel, fique tranquila porque iremos até o fim para encontrar quem fez isso com você”, escreveu Janaina.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso mostrou, igualmente, profundo pesar e indignação com a notícia do assassinato da empresária Raquel Cattani, de 26 anos, que deixa dois filhos e desvela mais uma vez um alerta sobre a escalada da violência em Mato Grosso, sobretudo a violência contra as mulheres. “Estamos no Estado que só em 2023 registrou uma taxa de 2,5 mortes a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Essa é uma realidade que não podemos mais aceitar”.
A ex-deputada federal petista, Professora Rosa Neide (PT), atualmente diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cobou nos coletivos que estudam a questão da Mulher, em Mato Grosso, cobrou também justiça sobre esse crime brutal. “Estamos a mercê da cultura da violência, mais uma que tomba por ser mulher!”.
A morte
As equipes da Polícia Civil continuam em diligências no local onde ocorreu o crime que vitimou a jovem produtora rural Raquel Cattani. O corpo da vítima foi encontrado por um familiar dentro de um dos quartos da residência, apresentando, aparentemente, um ferimento possivelmente causado por arma branca.
Policiais da Delegacias de Nova Mutum continuam no local reunindo informações que possam esclarecer a dinâmica do crime. As equipes policiais estão ouvindo pessoas ligadas à vítima, entre familiares e vizinhos. Já que a casa apresentava sinais de violência.
E só para esclarecer o ex-marido da vítima não está detido. Ele se apresentou na casa onde ocorreu o crime. Romero e Raquel estavam casados há quase 10 anos e passavam por um processo de divórcio.
A prioridade da Polícia Civil neste momento é reunir o máximo de informações e aguardar o encerramento dos trabalhos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) no local, que poderá apontar que ferimentos causaram o óbito da vítima.
A família do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) informou, nas redes sociais, que o velório da produtora rural Raquel Cattani, filha do parlamentar, acontecerá logo no início da noite desta sexta-feira (19), a partir das 18h, na cidade de Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).
O corpo de Raquel será velado na unidade da PAX Nacional Lucas, na Avenida Brasil. Raquel Cattani foi encontrada morta dentro de casa, em uma chácara na zona rural de Nova Mutum (241 km de Cuiabá), na manhã desta sexta-feira (19).
Fonte: O Bom da Notícia