O ataque à creche ‘Cantinho do Bom Pastor’, em Blumenau (SC), colocou diversos gestores em estado de alerta, principalmente, após as diversas notícias falsas sobre novos ataques causarem pânico à população. Nesta terça-feira (11), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), convocou uma reunião emergencial com o secretário de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales, para traçarem medidas preventivas contra qualquer tipo de violência na Capital.
“A mensagem é de esperança. Nós estamos do lado da população e tudo vamos fazer para evitar que tragédias como a de Blumenau ocorram aqui em Cuiabá, uma cidade pacífica e hospitaleira. Eu tinha uma viagem agenda para Brasília hoje, mas eu cancelei”, informou o gestor.
“Já convoquei para uma reunião emergencial com o coronel Sales, a equipe da Ordem Pública e a Secretaria de Educação para já discutirmos e anunciarmos medidas que a Prefeitura vai tomar para uma prevenção a qualquer tipo de atrocidade e de violência dessa natureza na nossa Capital. Tudo nós vamos fazer para que Cuiabá não seja assunto da mídia nacional”, comunicou o prefeito emedebista.
Conforme Emanuel, o plano de ação relativo às medidas de prevenção deve ser anunciado entre esta terça ou quarta-feira.
“Nós vamos discutir o que podemos fazer rapidamente. De hoje para amanhã, eu vou anunciar as medidas que vamos tomar. A minha preocupação é com o pânico. Tem muita fake news, infelizmente. Muita fake que se mistura com fatos. A gente tem que tomar cuidado”, reforçou Pinheiro.
TERROR NAS ESCOLAS
Nesta segunda, o Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) anunciou medidas para reforçar a segurança da escola — que é uma das mais tradicionais de Cuiabá. O anúncio vem em resposta ao terror instaurado em pais, alunos e professores com os recentes ataques e ameaças de massacre em diversas unidades escolares do país. O comunicado foi assinado pelo padre Hermenegildo Conceição da Silva, diretor geral do São Gonçalo.
A direção do Colégio Master solicitou o apoio da Polícia Militar para reforçar a segurança da unidade nesta terça-feira. Após ameaça de massacre pichada na parede do banheiro nesta segunda. Além da PM, a diretoria da escola particular tranquilizou os pais e alunos, informando que a segurança nos portões da unidade está reforçada por colaboradores da unidade. Além da unidade particular, boatos de um suposto massacre na Escola Estadual Liceu Cuiabano, nesta segunda, chegaram até a direção da escola, que também recebe o apoio da PM.
Acesso 11/04/23 , Disponível em hnt.com.br